Dia 3 de Dezembro Internacional da Pessoa com Deficiência
A inclusão social é uma temática que precisa ser pensada e praticada diariamente. Mas hoje, 3 de dezembro, a reflexão ganha maior importância, uma vez que nesta data celebramos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a proposta é trazer visibilidade para estes indivíduos e para a necessidade de criarmos e existirmos em uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
Hoje, portanto, é um bom dia para olharmos para os lados e observarmos a presença de PCDs nos ambientes de convívio social e, principalmente, nos de trabalho.
Tem sido nossa missão, nos últimos 12 anos, contribuir para o desenvolvimento de pessoas com deficiência - possibilitando que se tornem economicamente ativas - e auxiliar empresas e organizações na inserção destes profissionais em seu cotidiano.
Nos dedicamos a esta tarefa porque compreendemos os benefícios conquistados com a inclusão social. De um lado, uma oportunidade de trabalho garante às pessoas com deficiência uma atividade digna e remunerada, melhorando sua qualidade de vida e possibilitando a inserção igualitária em ambientes de convívio social. Nosso desejo é que estas pessoas sejam reintegradas a uma sociedade que sempre praticou a exclusão, mas que acreditamos, pode mudar.
Do outro lado, enxergarmos empresas contratando novos talentos, pessoas capacitadas, acostumadas a vencer desafios e transpor obstáculos e, acima de tudo, ansiosas por demonstrar seu potencial produtivo.
Cenários só mudam com ações micropolíticas, pequenos e volumosos exercícios de cidadania que juntos são capazes de transformar tudo.
Neste dia, então, convocamos a todos para uma militância em prol do bem-estar coletivo. Como membros de sua sociedade tóxica, precisamos tomar para nós o compromisso de reabilitá-la. E uma sociedade saudável só pode existir com a participação total de sua população, e não com menos da metade, com vem operando a nossa.
Por isso, estejam atentos ao seu relacionamento com a diversidade, o país que desejamos é construído por nós. Não podemos mais nos manter sob as asas da segregação e da indiferença, precisamos estar conscientes de que muitos dos espaços que habitamos não cultuam a inclusão e a acessibilidade e que cada um de nós é responsável por essa política de exclusão.
Queremos convidar a todos a repensar suas práticas cotidianas, a buscar informação, a investir em sensibilização, a tomar para si a responsabilidade.
A Constituição Federal assegura uma vida digna a cada cidadão do país, no entanto, poucos a conquistam.
Pessoas com deficiência são cidadãos dos quais muitos direitos foram usurpados. Afinal, é disto que se trata o preconceito: destituir pessoas do seu direito a uma vida plena. Quando praticamos ou alimentamos a exclusão, estamos impossibilitando que pessoas tenham acesso aos mesmos privilégios que nós: poder de compra, convívio social, sonhos.
No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, reconhecemos todas as dificuldades enfrentadas por PCDs e lamentamos todos os ambientes sem acessibilidade, os desafios urbanos da mobilidade, o preconceito, a segregação. Mas também as parabenizamos pela perseverança, pela luta diária, pela persistência em alcançar objetivos. Estes indivíduos têm muito a dizer e cabe a nós, escutar.
- TAGS:
- Dia 3 de Dezembro Internacional do PCD