UFSC receberá R$ 100 mil para implementar o Programa Incluir

07/07/2008

O Ministério da Educação (MEC) aprovou 36 propostas de instituições federais de ensino superior (Ifes) que vão participar, este semestre, do programa Igualdade de Oportunidade e Direito à Universidade (Incluir). A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi beneficiada com R$ 100 mil. Para execução das propostas, as secretarias de Educação Especial e Superior disponibilizaram mais de R$ 3,4 milhões. A lista, divulgada na última sexta-feira, 27, apresenta os recursos que cada instituição deve receber.

Na UFSC o projeto foi desenvolvido para dar atenção especial aos alunos com deficiência matriculados desde o ano 2006. O fim prioritário é criar Núcleos de Acessibilidade para garantir a participação destas pessoas, especialmente no que se refere aos equipamentos e recursos pedagógicos necessários na universidade. Considera-se que esses dois elementos são os que permitem o acesso e permanência dos alunos com deficiência no Ensino Superior.

A Universidade conta hoje com 514 alunos com deficiência matriculados em todos os níveis de ensino (graduação, pós-graduação, ensino médio e educação infantil). As deficiências consideradas são: auditiva, física, visual, Síndrome de Asperger, Síndrome de Down, autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, dislexia e deficiências múltiplas.

Desde 1990 estão sendo desenvolvidos projetos nesta área. Alguns deles são: a criação e organização do Curso de Licenciatura Letras-LIBRAS; a criação do Núcleo de Investigação sobre o Desenvolvimento Humano (NUCLEIND); o projeto Sábado no Campus, que consiste em esportes adaptados. Também há dois projetos de extensão, um deles sobre o assessoramento aos professores do Colégio de Aplicação pelos alunos de UFSC e o outro consiste na criação de um Laboratório de Comunicação Alternativa e Aumentativo do Colégio de Aplicação.

O projeto proposto para o Programa Incluir pretende consolidar o lugar da UFSC como instituição de referência na inclusão de alunos com deficiência. Segundo o documento enviado ao MEC, articulando essas ações e concentrando uma parte delas no NUCLEIND, será possível criar e consolidar um órgão articulador de atividades. Algumas destas ações já estão sendo desenvolvidas no Colégio de Aplicação e no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, ambos ligados ao Centro de Ciências da Educação (CED).

Os núcleos de inclusão ampliarão o acesso das pessoas com deficiência em todos os espaços da universidade, garantindo sua participação nas atividades desenvolvidas na instituição, como projetos de pesquisa, intercâmbio e cooperação técnico-científica. Será através deles que o MEC e as universidades procuraram a permanência e integração dos alunos deficientes, para afiançar a acessibilidade universal.

De acordo Maria Sylvia, coordenadora do Programa Incluir na UFSC, o projeto em termos financeiros é muito importante para que as universidades federais invistam nessa área. Mas ela considera que é preciso mais que financiamento, é necessário investir na consciência das pessoas de que isso não é um favor, mas um direito que deve ser atendido.

TAGS:
UFSC receberá R$ 100 mil para implementar o Programa Incluir , inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

Entre em contato conosco

Fale com nossa equipe por região

São Paulo

(11) 3042-8535

Rio de Janeiro

(21) 4042-8095

Paraná

(41) 3014-0632
Contato via WhatsApp